quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Filme sobre Lula terá gravações em São Bernardo

A cidade de São Bernardo do Campo será palco para cenas do filme, Lula, o filho do Brasil, dirigido por Fábio Barreto.

O filme contará a vida do presidente Luis Inácio Lula da Silva desde a sua infância, passando pela morte da mãe Dona Lindu interpretada pela atriz Gloria Pires e pelo período no qual esteve preso por liderar manifestações ilegais em São Paulo.

O filme começou a ser rodado na cidade de Garanhus, Agreste de Pernambuco, a 225 quilômetros da capital.O objetivo principal do filme é mostrar a trajetória do Presidente. “É preciso conhecer um pouco deste homem, saber onde nasce, em que condições veio para São Paulo, como virou operário e de que maneira se tornou líder Sindical”, afirma o diretor Fábio Barreto.

A produção deve gastar em torno de 12 milhões de reais. Ele passará por várias décadas, de 1945 (nascimento do presidente) até 1980.

O filme Lula, o filho do Brasil, foi inspirado no livro da autora Denise Paraná, que foi assessora de Lula quando perdeu as eleições para Fernando Collor de Melo.

Um pouco mais sobre a História da família Silva

A história da família Silva conta um pouco do sofrimento e uma família que deixa o interior do Pernambuco para ir atrás do chefe de família, Aristides, que trabalhava em Santos como estivador de Portos e que possuía uma outra família. Aristides tinha como esposa em São Paulo Dona Mocinha, a mulher no qual havia fugido do Pernambuco deixando Dona Lindu grávida, às vésperas do parto do seu sexto filho, Luis Inácio.

Em São Paulo as condições encontradas pela família Silva eram precárias, “forçando” assim que Lula com sete anos e seus irmãos Vavá, Ziza (Frei Chico), Zilma, Marinete e Maria enfrentassem o trabalho como ambulantes, engraxates e empregadas domésticas para ajudar no sustento da casa.

Com a ajuda da mãe, Dona Lindu os filhos Vavá, Ziza, Frei Chico e Lula se tornaram operários qualificados, enquanto Jaime manteve sua atividade de estivador e as mulheres, Marinete, Maria e Sebastiana, se casaram.

De Santos a família partiu para o ABC Paulita, onde Lula começou a exercer a atividade de torneiro mecânico em uma empresa automobilística. É no ABC que Lula perde sua primeira mulher, Dona Lurdes, grávida de oito meses. Depois da depressão Lula volta para a militância sindical e passa a exercer uma liderança na classe operária.

É neste período que Lula toma força e passa ser visto como um futuro promissor. Podendo transformar os rumos políticos do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário